Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Dwemer

Lore > Raças > Dwemer  
 
 
  Os Dwemer (/dwɛ.mɚ/ Dwem-mer,/dweɪ.mɚ/ Dway-mer ou /dwiː.mɚ/ Dwee-mer), o "povo das profundezas", a lendária "Raça Perdida" dos Mer de Dwemereth, conhecida hoje em dia como Morrowind, onde se acredita ter vivido a maioria dos Dwemer, porém, eles tinham grande presença nas províncias de Hammerfell, High Rock e Skyrim. As raças Méricas utilizam  o termo "Dwemer", que pode ser traduzindo como "Deep-Elves" ou "Deep Folk". Os Homens costumam chamá-los de Dwarves. A história dos Dwemers continua obscura. Não se sabe a história ou o motivo de sua desassociação com os Aldmer,  o que possivelmente muito antes da história de Tamriel. Os Dwemer construíram cidades subterrâneas muito bem elaboradas próximas ou dentro de cadeias de montanhas, incluindo as Montanhas Velothi e a Montanha Vermelha, e as montanhas da ilha de Stros M'Kai. Muitos equívocos sobre eles foram abandonados hà séculos: estudiosos pensaram por muito tempo que as cidades Dwemer mais avançadas eram as de Morrowind, no entanto, descobriram-se  cidades mais evoluídas em Skyrim. A representação dos Dwemer em novelas populares como a "Ancient Tales of the Dwemer"  criaram uma impressão errada dos Dwemer como seres de familiares, e seres confortáveis e pacatos, muito parecidos com os humanos. Na realidade, eles seriam melhores descritos como medonhos, incompreensíveis, e, até mesmo cruéis, porém cuidadosos, brilhantes e industrialistas. Sua sociedade consistia em clãs reclusos de pensamento livre devotados aos segredos da ciência, engenharia e ao arcano até seu misterioso desaparecimento por volta de 1E 700.



 História

  A história conhecida dos Dwemer é mais um registro de seus conflitos com outras raças do que a história de sua sociedade, a linha do tempo desses conflitos é desconhecida. Eles supostamente se alocaram na costa de Morrowind e fundaram Dwemereth. Eles logo entrariam em disputa com os recém-chegados Chimer na Merethic Era Tardia por terra, recursos e religião. Os Dwemers também habitaram a moderna Skyrim durante os anos iniciais da Primeira Era, e tiveram numerosos conflitos com os Nords que ali viviam.


   Os Snow-Elves que estavam em guerra com os Nórdicos, pediram ajuda e abrigo para os Dwemer, que aceitaram a oferta e ofereceram abrigo na cidade subterrânea de Blackreach (ou "FalZhardum Din" para os Dwemer), onde os Dwemers fizeram os Snow Elves consumir um cogumelo de propriedade desconhecida que os deixariam cegos e transformariam Snow-Elves em escravos dos Dwarvens, os Snow Elves então se transformariam nos Falmers (Povo Traído).

  Eles já entraram em guerra com os Nords, mas o conflito não seria levado a sério até o terceiro século da Primeira Era, muitas décadas após o reinado de Harald, quando os exércitos Nórdicos comandados pelo High King Gellir conseguiram tomar diversas cidades Dwemeri. Estudiosos acreditam que muitas décadas antes, uma aliança foi formada entre quatro cidades-estado lideradas por Arkngthamz, um centro de pesquisa Dwemeri, para desenvolver uma tecnologia capaz de sugar o poder do cristal Aetherium, mas a aliança seria vitima do sucesso e acabou rapidamente. Todas as cidades-estados entrariam em uma guerra civil pelo cristal. Após décadas dessa guerra subterrânea, os Nórdicos foram capazes de derrotar os Dwemers fragilizados e manter posse de suas cidades-estado durante séculos.
  Porém, em Morrowind, suas brigas com os Chimer continuariam. A cultura Dwemeri era agnóstica e preferiam a razão a fé, enquanto os Chimer veneravam os Daedras. Contudo, a invasão e conquista da atual Morrowind pels Nórdicos sob o comando do High King Vrage por volta de 1E 240 criou um inimigo em comum para os Chimer e Dwemer. Dumac Dwarfking e Indoril Nerevar forjaram uma aliança que viria a expulsar os invasores em 1E 416.
  Em 1E 420, o clã militarista dos Rourken se opôs ao acordo com os Dwemer e preferiram o auto-exilamento. Seu comandante atirou o Volendrung que cruzou toda Tamriel e liderou seu clã até o local onde o martelo havia aterrissado. Os Rourken chamaram a terra de "Volenfell", que seria depois chamada de "Hammerfell"
O Anumidium 
  Enquanto isso em Skyrim, após gerações de submissão, os Falmer se rebelaram, começando então com a Guerra do Despenhadeiro, outra guerra maciça que ocorreu a vários milhares de quilômetros da superfície, fazendo com que os Nórdicos poucos desconfiassem que o conflito estava ocorrendo. A guerra durou décadas, o conflito só se encerrou om o desaparecimento dos Dwemer.
  Os Dwemer desapareceram misteriosamente durante a Batalha da Montanha Vermelha, a batalha fina da Guerra do Primeiro Conselho. O arquiteto Lorde Kagrenac dos Dwemer foi incumbido de construir os Artefatos de Kagrenac, com intuito de canalizar os poderes do Coração de Lorkhan, que os Dwemer haviam encontrado nas profundezas da Montanha Vermelha. Quando os Chimers tiveram conhecimento sobre tal descoberta, eles consideraram uma blasfêmia e tentaram impedi-los. Os objetivos de Kagrenac eram incertos, acredita-se que ele tentara criar um exército de diversos outros Anumidums.  Mas o desaparecimento da raça continua resumido a algumas teorias, a mais popular seria que eles tentaram utilizar os artefatos no coração, simplesmente coincidiu com aguerra. Aparentemente, alguns Dwemer se opuseram ao uso do coração, temendo os efeitos que o uso dos artefatos causariam, incluindo Kagrenac e Bthuand Mzahnch (autor do Ovo do Tempo , que descrevia os ricos do uso do coração).   

  Aparentemente, todos os membros da raça Dwemer foram simplesmente removidos do mundo. Quando as ruínas da intocada Bamz-Amschend em Mournful foram redescobertas, numerosos montes de cinzas foram encontrados próximos à armas, armaduras, em cadeiras, e até mesmo em camas, sugerindo que os dwemers foram simplesmente reduzidos a cinzas. No ano de 4E 201, Arniel Gane, um pesquisador do Colégio de Winterhold em Skyrim, tentou recriar as circunstâncias do desaparecimento dos Dwemers após obter o Keening, um dos Artefatos de Kagrenac, mas desapareceu durante o processo, confirmando a teoria que o uso dos Artefatos fora a causa de seu desaparecimento.

 

 

 

Tecnologia

Observatório Dwemer.
Como visto em TESA: Redguard
  Os Dwemers aparentavam ser muito avançados tecnologicamente. Outras raças ainda não descobriram os segredos por trás de seus metais. Suas armas eram simples, porém eficazes. Seu domínio sob o Vapor e do poder Geotérmico originado das fontes naturais de lava nos subterrâneos de Morrowind permitiram que eles construíssem suas máquinas, observatórios mecânicos, e sistemas de energia que continuaram funcionando durante Séculos sem nenhum tipo de manuntenção. A maioria de seus assentamentos ainda é habitada por Animuculi,



guardiões mecanizados encantados, conhecidos como "Centuriões" ou "Esferas".
 Eles aparentam de alguma maneira conectados ao seu local de origem, e iram perder sua energia se forem removidos de seu habitat. Isso pode explicar o porque dos Animunculi permanecem ativos após tanto tempo. Adicionalmente, alguns Animuculi são capazes de interpretar as ações das pessoas ao seu redor, e respondendo de acordo. De alguma forma, os Dwemer se acomodaram com sua habilidade de dar vida a seres inanimados, negando o poder dos deuses. Essa cultura, vista como arrogante por outros, permitiu suas habilidades tecnológicas avançarem mais que qualquer outra raça em Nirn.

 
  Pouco se sabe sobre o Dwemeri, a língua oficial dos Dwemer, mas houveram muitas tentativas de tradução usando o Aldmeri como referência e comparação. Muitos estilos diferentes e incompletos de Dwemeri aparecem por toda Tamriel. Os glifos achados nas ruínas de Stros M'Kai diferem dos glifos das ruínas de Cyrodiil e Morrowind, o que sugere que cada clã Dwemeri possuia sua variação do idioma. 
 
 
 
 

 Arquitetura

  Os Dwemers viviam em Assentamentos Fortificados Subterrâneos, chamados também de Colonias Livres ou Cidades-Estado, cujos são cheios de objetos movidos a vapor que ainda funcionam. Aparentemente eles cavaram muito para baixo antes de começarem as contruções das Colônias. Existem centenas se não milhares de construções Dwarven feitos em formas perfeitas de quadrados, mas poucas estruturas redondas ou curvados, sugerindo que os Dwemers preferiam designs mais bem calculados e angulados. Numerosos canos podem ser encontrados nas ruínas Dwemer, e muitos aparentam emitir vapor de seu interior. é suposto que alguns desses canos se conectam com os Centuriões Dwemer. Existem diferenças regionais na Arquitetura e engenharia; por exemplo, o estilo prevalecente entre os clãs nortenhos é o "Espaço Profundo", onde as estruturas são construídas em cavernas naturais. Os Arcanex são estruturas pequenas acima do solo que acredita-se serem centros de pesquisa. Animoculotories são as fábricas Dwemers encontradas nos diversos assentamentos.
 
  Objetos Dwemer tirados de Vvandrefell, onde residem diversas ruinas Dwemer, desligam quando uma certa distância da Montanha Vermelha é alcançada. Contudo, muitos desses objetos achados nas ruínas estavam cobertos de malha e roupas, que apodreceram ao longo dos anos.  Existem poucas salas de tamanho avantajado na maioria das ruinas. Isso poderia ser do fato de que a maioria das ruínas Dwemer eram subterrâneas, onde espaços interiores largos são mais dificeis de se construir. Muitos Redguards em Hammerfell demonstram um certo interesse misterioso pelas ruínas Dwemer na região. Teorias persistem que Yokuda, a terra-natal original dos Redguards, era uma cidade Dwemer ancestral.
 
 

Aparência


Dwarven Armor
Como vista em TES V: Skyrim
  Ao contrário de muitas lendas, evidências arqueológicas achadas nas ruínas indicam que os Dwemers poussìam o mesmo tamanho dos Elfos e Humanos, isso é evidenciado pelo fato de todas armaduras Dwarven existentes são de grande porte (alguns especulam que a "Dwarven Armor" não passa de uma armadura usada por máquinas ainda não descobertas). É especulado que o termo "Anões" foi criado hà muito tempo atrás pelos Gigantes das Montanhas Velothi. Escavações Imperiais das Ruínas sustentam a teoria que a tradução de Dwemer como Elfos das Profundezas pode ser lida também como Elfos Inteligentes, talvez os brilhantes estudantes do Ehlnofey estudados no "O Anuad" podem ser os Dwemers em pessoa. Supostas descrisões do "último Dwemer vivo" não podem servir de base para um estudo, pois ele fora deformado por Corprus, e o único exemplo visuam vem das esculturas e Espectros Dwarven achados nas ruínas. Pode-se dezuir, que longas barbas eram populares entre os elfos perdidos, e que eles preferiam armaduras de metal pesadas e roupões, Suas características restantes podem ser descritas como serem similares as outras raças élficas, já que nenhuma outra inforação existe.
 
 

Filosofia

  É desconhecido se os Dwemer cultuavam algum tipo de deus. Contudo, é sabido que eles desprezavam e desdenhavam os Daedras, e zombavam dos "esúpidos" rituais de seus seguidores, "preferindo seus deuses da Sabedoria e Lógica".  A religião Dwemer, é o mias complexo e díficil quebra-cabeça da cultura Dwemeri.
 

8 comentários:

  1. um bom argumento porem discordo pelo fato dos tamanhos de armaduras serem irrelevantes pois as mesmas se adaptam ao personagem que varia de acordo com as raças,e em um dos livros de estudo sobre essa raça há um relado que os mesmos(dwemer) não passavam do tamanho de uma criança de grande porte.

    ResponderExcluir
  2. E no Skyrim os bancos nas ruina dwemer eram muito baixo e durante mas durante a missao do item daedrico Wabbajack aparece três dwmer e no meio um em pé e parecia ter uma altura normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na missão do wabbajack serio ??? digo achei q era apenas uma loucura do pelagia e tal nem me passou a cabeça que poderia ser tres dwmers,mas tem um the elder scrols passado que tem um npc dwemer mas não me recordo em qual só sei q ele é obeso e aleijado assim utilizando uma especie de trono-aranha para se mover acredito que seja no morronwild

      Excluir
  3. sim, era um dwemer que pegou uma doemça que o deixava imortal porem deformava-o po isso ele usa as pernas de aranha, seu nome era Bagarn

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. http://elderscrolls.wikia.com/wiki/Dwemer

    Isso tira algumas dúvidas, mas outra coisa, os Dwarven são oque? Os robôs dos Dwemer? Pfvr eu tô com essa dúvida há um tempão até achar esse site.

    ResponderExcluir