Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

As Guerras Tiberianas

Gravura de Tiber Septim.
  As Guerras Tiberianas foi uma série de conflitos que ocorreram na segunda metade do último século da Primeira Era, começou quando o Líder Militar de Colovia, o Rei Cuhleicain, futuramente sucedido pelo seu general Tiber Septim (General Talos). Os resultados dessa guerra foram o fim do Interregnum e a fundação do Terceiro Império, a proclamação da Terceira Era, e a unificação de toda Tamriel pela primeira vez na sua história.








Timeline




Reinos Humanos

Das terras costeiras até nossa terra deserta. O poderoso Tiber marchou como ninguém antes para conquistar toda Tamriel.  — J'ffer em TESA: Redguard.

Emblema do Terceiro Império
  As Guerras Tiberianas começaram quando Chulecain, Rei de Falkreath, apoiado por Chevalier Renald, decidiram unificar os Estados Colovianos. Para assegurar suas fronteiras norte, Cuhlecain se aliou a Skyrim contra as forças do Western Reach. Liderando as forças estava um jovem general Nórdico Hjalti Early-Beard, que depois se chamaria Talos.

  Depois da pacificação de Old Hroldan, nobres Bretões e Nórdicos, temendo o ambicioso Rei Colovian e seu general invencível, formaram uma aliança e invadiram o Norte de Cyrodiil. A vitória em Sancre Tor mudou o rumo da guerra, os generais Nórdicos, com suspeitas dos seus aliados Bretões, se uniram para entrar nos exércitos de Talos. Essa onda de recrutamentos continuaria durante dez anos em Skyrim.

  Finalmente capaz de mudar suas atenções para assuntos internos, Cuhleicain unificou todos Estados Colovians em um ano. Não se passou muito tempo até toda Cyrodiil encontrar o mesmo destino, com a própria Cidade Imperial sendo capturada em 2E 654. Justamente quando estava prestes a ser coroado Imperador de Toda Cyrodiil, Cuhlecain foi assassinado, as circunstâncias são muito controversas. Ao invés de Cuhlecain, o General Talos foi coroado pelo Mago de Batalha Zurin Arctus como Tiber Septim, fundando a Dinastia Septim. Nos próximos dez anos ele entrou em guerra com todas nações vizinhos e as proclamou terras do seu novo Império. Os Jarls de Skyrim e os reis mesquinhos de High Rock foram os primeiros a cair.



Hammerfell

"À medida que o Império de Tiber Septim varria os reinos de Tamriel, em uma tentativa de  conquista gloriosa,     Septim resolve atacar todos os lados, mas nunca tão ferozmente quanto por Hammerfell, o lar ancestral dos Redguards" — Intro de TESA: Redguard
Tiber Septim e Amiel Richton em reunião com a delegação Forebear.
   O episódio mais conhecido das Guerras Tiberianas foi a conquista do reino Redguard de Hammerfell. Apesar de observar o poderoso Império se expandindo rapidamente, o já idoso High King de Hammerfel Thassad II resistiu de todas as maneiras a invasão imperial. Após sua morte em 2E 862 Hammerfell começou a enfraquecer, não apenas por causa de uma invasão externa, mais como uma revolução interna - uma guerra civil entre duas facções prominentes: os rebeldes Forebears e os partidários Crowns  que apoiavam o herdeiro de Thassad; A'tor. Após algumas derrotas, os Forebears assinaram um pacto com o Imperador, garantindo ao Império pequenos territórios em troca de ajuda na guerra civil. Os já enfraquecidos Crowns continuaram a oferecer resistência as forças imperiais, seus últimos homens foram encurralados em Stros M'Kai em 2E 863. A Batalha de Stros M'Kai foi ganha  graças às táticas do Almirante Richton e a ajuda do Dragão Vassalo de Septim; Nafaaliargus. O Império rapidamente tomou o controle de Hammerfell, impondo vários governos provinciais para governarem em separado. Depois de três meses de domínio brutal, os líderes da facções Redguards se revoltaram contra os novos governantes imperiais, forçando Tiber Septim a assinar um pacto com ambas facções.

Reinos Aldmeri



O Mantella foi energizado com energia vital de um dos Magos de Batalha de Timber Septim, com ele, Septim aniquilou tudo que cruzou o seu caminho. — Uma carta recebida pelo héroi de Daggerfall.
    Depois da pacificação de Hammerfel após o Primeiro Tratado de Stros M'Kai, Tiber Septim
encontrou oponentes mais fortes e mais unidos do que os reinos humanos patéticos que havia enfrentado antes.
O Numidium
   É dito que ele considerou uma expansão maior ainda uma opção, buscando a paz com a corte real de Alinor. No entanto, as expedições militares em Elsweyr e Black Marsh só começaram em cerca de 2E 861. Quando uma invasão viável de Morrowind foi posta à prova ( algum tempo depois de 2E 882), os territórios Betmeri já haviam sido conquistados. Black Marsh em particular, nunca foi invadida com sucesso, os pântanos profundos impediram o avanço das tropas de Tiber. 
  Mesmo muitos de seus generais temessem os Dunmer, Septim percebeu a fraqueza de Morrowind comparado as nações que enfrentara anteriormente. Apesar de ter experado um conflito mais prolongado, Septim recebera um tratado de paz dos Dunmer após alguns embates curtos, um dos termos do tratado permitiam a Tiber o uso do Numidium, para esmagar as forças do Aldmeri Dominion, que possuia uma marinha extremamente superior a Marinha Imperial. Sem o Coração de Lorkhan, Septim foi forçado a encontrar outra fonte de energia para o Numidium, energia que ele achou no Mantella. Após uma breve campanha por Summerset Isle, e a integração oficial de Morrowind ao Império e a destruição do Numidium, toda Tamriel estava finalmente unida, pondo um fim as Guerras Tiberianas, conlfito que durou cerca de 44 anos. 


  

 

Batalhas Importantes

Batalha de Old Hroldan, 2E 852. O general de Cuhlecain, Hjalti Early-Beard  numa tentativa de quebrar as linhas dos Reachmen, forçando-os a se fortificarem na cidade de Old Hroldan. No dia seguinte Hjalti se aproximou dos portões da cidade cercada, protegido pelos ventos de uma tempestade que seguiam seus passos. Relatórios afirmam que a antiga arte Nórdica do Thu'um foi usada para derrubar as muralhas de Old Hroldan, facilitando a conquista de Old Hroldan, após a batalha, o General recebeu o apelido de Talos (Corvo da Tempestade), por suas tropas.
Saque de Sancre Tor, 2E 852. Enquanto seu exército distraia os inimigos, Talos conseguira se infiltrar na fortaleza de Sancre Tor, capturando os líderes bretões e nórdicos, fazendo-os se render. Sancre Tor foi abandonada e Talos redescobriu o Amuletos dos Reis na tumba de Reman III.
Captura da Cidade Imperial, 2E 854. Após o cerco da capital, os magos de batalha de Eastern Heartlands se renderam ante os exércitos de Cuhlecain. Antes que ele pudesse ser coroado Imperador, ele fora assassinado, Talos foi coroado em seu lugar e adotou o nome de Tiber Septim.
Revolta da "Traça", 2E 857. Uma revolta na Cidade Imperial, A Terceira Legião, praticamente formada por jovens camponeses Colovianos foi enviada pras proximidades de Anvil para aplaca-la. Ali a Legião ganhou o apelido de "The Faintful" enquanto estava cercada pelos Cultistas.
Batalha de Bjoulsae. Sob o comando de Amiel Richton, uma esquadra imperial destruiu a marinha de Wayrest em um ataque surpresa ao entardecer.
Saque de Senchal. Após os Khajiiti recusarem sua rendição, o General Pottreid ordenou um ataque a cidade de Senchal. Devido as maciças perdas civis durante a batlha, incluindo crianças, a batalha foi omitida da história oficial do Império.
Batalha de Black Rocks, 2E 863. As forças do Aldmeri Dominion pegou de surpresa a Terceira Legião e quase a destruiu. Os remanescentes se juntaram à Legião Rubi próximo ao Vale Nibenay
Batalha de Stros M'Kai
Batalha de Stros M'Kai, 2E 864. Também conhecida como Batalha de Hunding Bay pelos Imperiais. Fugindo da capital Sentinel, o príncipe A'tor liderou os Redguards Crowns para uma batalha final. Liderando a Marinha Imperial do Oeste estava o Lorde Almirante Amiel Richton, tendo o dragão Nafaalilargus como suporte.  O ponto de virada da batalha foi o assassinato do princepe pelas mãos de Dram, um assassino Dunmer. Após sua derrota, os Crowns sobreviventes fugiram para Stros M'Kai, a maioria para o Quartel da cidade, tal fora queimado totalmente pelo dragão, matando todos os soldados no local. Alguns remanescentes procuraram abrigo no templo de Arkay. Os padres deram abrigo, esconderam o corpo do principe e trataram dos feridos, apenas paa se renderem logo depois para os Imperiais. Após a sequência de sucessos e vitórias em sua carreira, Richton foi nomeado Governador Provisório de Stros M'Kai, reinando a cidade a base do terror pelos próximo três meses.
Revolta de Sros M'Kai, 2E 864. Liderados por Cyrus e Iszara, os rebeldes invadiram o palácio da capital, o próprio Cyrus capturou o Governador Provisório Amiel Richton e o Emissário Imperial Dram abordo de um dírigivel Dwemeri. A espada de Cyrus, encantada com a alma do Príncipe A'tor, matou ambos.
Saque de Mournhold. Uma das diversas batalhas que ocorreram após as Legiões de Septim invadirem Morrowind e após o Armistício. A cidade fora dezimada e a família real de Mournhold executada, menos a princesa de ainda cinco anos de idade: Berenziah.
Rendição de Alinor, 2E 896. Dado de presente para o Império como parte do Armistício pelo Tribunal, o Numidium cercara a capital de Summerset Isles, sua queda aconteceu em menos de uma hora. A queda de Alinor marcou o fim das Guerras Tiberianas, finalmente unificando Tamriel. E iniciando a Terceira Era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário